7 benefícios + receitas saudáveis de Romã



Você conhece a romã? Essa frutinha diferente tem muito a oferecer para sua saúde.

Veja só:

A romã é uma fruta relativamente fácil de encontrar no Brasil, mas a sua origem é da Ásia.

É um arbusto que cresce bastante e a parte comestível são os grãozinhos que você encontra ao abrir a casca da fruta, que lembra uma goiaba por fora.

Ela pode ser comida assim mesmo, grão em grão, ou pode-se extrair o suco ao bater no liquidificador, seja para beber puro ou usar em receitas, porque é bem docinho.

Ao final do artigo você verá uma receita muito fácil de suco de romã, mas antes, precisa conhecer 7 benefícios incríveis que esta frutinha oferece para a saúde.

Confira:

1. Controla a pressão arterial

A romã, especialmente em forma de suco puro, é uma rica fonte de antioxidantes que auxiliar na redução da pressão arterial.

De acordo com um estudo publicado no PubMed.gov em 2016, o fato de a romã ter mostrado benefícios para a pressão, sugere que ela deve ser incluída em uma dieta saudável, especialmente para pessoas com problemas de pressão ou cardíacos.

2. Auxilia no tratamento do câncer

O extrato de romã contém polifenóis, além de outros compostos, que agem como anti-inflamatórios e antiproliferativos, ajudando a eliminar as células doentes e a regenerar o processo saudável das células, especialmente em casos de câncer de mama, próstata e pulmão.

3. Melhora o funcionamento do coração

Como citado no primeiro benefício, a romã é boa para o controle da pressão, o que envolve diretamente o funcionamento do coração.

Sua quantidade de antioxidantes é superior a de muitas outras frutas, por isso comprovou-se em um estudo publicado no Clinical Nutrition que pacientes portadores de estenose da artéria carótida – estreitamento de uma das principais artérias que leva sangue do coração ao cérebro – que beberam controladamente suco de romã tiverem 12% de redução da pressão e 30% de redução do estreitamento.

4. Ativa a memória

Como o suco de romã é rico em polifenóis, estes também atuam como neuroprotetores, de acordo com um estudo realizado em 2013 que dividiu voluntários para tomar suco de romã ou uma bebida placebo com gosto semelhante durante 1 mês.

Os voluntários eram pessoas mais velhas e com problemas de memória não diagnosticados como doenças degenerativas.


Após esse período os 28 participantes que beberam o suco de romã tirem melhora significativa tanto na memória verbal quanto visual.

Por isso, estuda-se a possibilidade de o suco de romã também auxiliar no tratamento de Alzheimer.

5. Alivia a osteoartrite

Esta doença leva à degeneração musculoesquelética e acontece principalmente em idosos. Para este caso o suco de romã atua como redutor na inflamação nas cartilagens, causada pela doença, graças aos altos níveis de antioxidantes da romã concentrada.

Para comprovar essa afirmação, em 2016 foi realizado um estudo com 38 pacientes diagnosticados com osteoartrite nos joelhos.

Divididos em dois grupos, metade tomou suco de romã e outra metade tomou placebo durante seis semanas.

Após esse período foi constatado que o suco de romã melhorou a rigidez muscular, as funções físicas e reduziu a degeneração das enzimas cartilaginosas.

6. Combate inflamações

Quando há doença, normalmente há inflamação. Portanto, o suco de romã melhora muito mais do que os problemas já mencionados, agindo a partir do intestino, que é onde se localiza 80% do nosso sistema imunológico, enviando seus agentes curativos para órgãos doentes através do sangue.

7. Fornece antioxidantes mais do que outros alimentos

Como já mencionado, os antioxidantes são fundamentais para a regeneração celular, e a romã fornece uma quantidade e variedade muito superior do que outros alimentos, quando ingerida pura. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistery mostrou que o suco concentrado de romã inteira, com casca e tudo, é mais eficiente do que vinho tinto e chá verde.

Receita de suco de romã

Depois de ler sobre tantos benefícios, certamente você ficou com vontade de comprar todas as romãs do mercado e fazer sucos naturais.

Veja agora uma receita só com os grãos, mas se lavar em a casca pode triturá-la junto e obter ainda mais nutrientes.

Ingredientes:

  • Água: 240 mililitros;
  • Romã: 1 unidade;
  • Açúcar cristal: se necessário.

Modo de preparo:

1. Abra a romã ao meio, coloque dentro de uma bacia com água e vá tirando os grãos.

2. Depois coe, coloque no liquidificador com a água e bata muito bem.

3. Se quiser tomar sem coar, melhor. Se não, coe e beba na hora, fresquinho e puro. Se tiver coado, aproveite o bagaço para outra receita, como de um bolo de romã, por exemplo.



Comentar

one × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.