Sabão de coco: Faça o seu próprio para lavar a roupa



É cada vez maior o número de pessoas interessadas em adotar um estilo de vida mais saudável. Isto implica usar produtos no dia a dia para cuidar da casa e da roupa que não agridam ao nosso organismo nem ao meio ambiente.

Um destes produtos é barato, fácil de achar e bate um bolão na hora de cuidar da roupa e da casa: sabão de coco. Veja algumas dicas de como usar o sabão de coco.

Sabão de coco em pó

Sabão em pó é um problemão para quem deseja ter um estilo de vida mais verde ou para quem é muito alérgico. Em geral são altamente poluentes, principalmente, os que contêm muitas partículas branqueadoras à base de cloro, além disso, podem produzir diferentes tipos de reações alérgicas.

Há boa notícia é que você não precisa abrir mão do sabão em pó para ser mais ecológico. Procure adquirir algum que traga no rótulo os termos linear e tensoativos biodegradáveis.

Você já pode encontrar nos mercados sabão em pó de coco de diferentes marcas, linear e com tensoativo biodegradável! Esta é uma excelente opção para lavar as roupas!

Faça o seu próprio sabão de coco para lavar a roupa

Você ainda pode experimentar fazer o seu próprio sabão de coco, para isto vai precisar de:


sabão de coco, bicarbonato de sódio, água,óleo essencial de lavanda e óleo essencial de melaleuca (opcional)

Modo de fazer

Prepare os braços, vamos precisar ralar 1 barra de sabão de coco. Depois derreta o sabão ralado em 1 litro de água bem quente, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e mexa bem. Deixe esfriar esta mistura e 1 hora depois, acrescente mais 2 litros de água morna, mexa bem e com força.

Passe por uma peneira e adicione 10 gotas de óleo essencial de melaleuca e 20 de óleo essencial de lavanda.

Use esta mistura para lavar as suas roupas e no último enxágue, acrescente vinagre branco para servir de amaciante e preservar as cores das roupas!

Detergente para lavar louça

Esta é uma das receitas mais conhecidas e vale a pena testar, os ingredientes são:

  • 1 litro de água
  • 1 barra de sabão de coco neutro
  • suco de 2 limões
  • 3 colheres de sopa de amoníaco e mais 5 litros de água.

Modo de fazer

Rale o sabão de coco e jogue em uma panela funda com 1 litro de água fervendo, abaixe o fogo e depois que derreter, use uma colher de pau para mexer. Depois, desligue o fogo e jogue esta mistura em um balde com 5 litros de água, adicione o suco dos limões e o amoníaco, misture bem e divida em várias embalagens.



Comentar

10 + 16 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.