Tire este veneno da sua cozinha hoje mesmo.



Por mais que seja um alimento comum, o açúcar é um dos maiores vilões para a saúde. Veja por que deve parar de consumi-lo.

Ter açúcar na cozinha é quase tão comum quanto ter água na torneira. Passamos a vida consumindo diversos tipos de alimentos com esta substância, sem ter ideia que ela pudesse ser tão nociva à saúde.

Para piorar, ingerimos em grandes quantidades, desde o café da manhã até o jantar, pois o açúcar está até nos alimentos salgados.

O fato é que a ingestão de açúcar em excesso, especialmente logo pela manhã, faz com que os níveis de glicose do sangue disparem, criando resistência à insulina e, como se não bastasse, o organismo acaba transformando a glicose extra em gordura.

Todo esse processo acontece de forma relativamente rápida, fazendo com que você sinta desejo por comida logo depois.

Quase sempre, por mais açúcar. Torna-se um vício que, apesar de ser bem difícil de resistir, precisa ser controlado para evitar efeitos ainda mais devastadores.

Agora que você percebeu o quanto o açúcar é inimigo da sua saúde, e acha que vale a pena começar a mudar seus hábitos alimentares, pode ter pensado em começar devagar, substituindo-o por adoçante.

Mas infelizmente temos que dizer outra verdade: o adoçante é tão ruim quanto o açúcar, causando os mesmos malefícios, que além dos já citados, podem acabar evoluindo para doenças mais graves, como câncer, problemas neurológicos, síndromes metabólicas, problemas cardíacos e diabetes.

Outros problemas causados pelo excesso de açúcares artificiais

1. Alergias

Com o excesso de consumo de açúcares artificiais, o organismo pode reagir com alergias, fortes dores de cabeça, erupções na pele, secreções no nariz e dificuldade para respirar, além de outras inflamações.

 2. Problemas de visão e audição

Há estudos que apontam que os adoçantes chegam a ser duzentas vezes mais doces do que o açúcar tradicional. Assim, o excesso de aspartame pode se transformar em uma neurotoxina e afetar a visão e a audição.


3. Afeta o cérebro

O excesso de adoçante no organismo induz o desenvolvimento de problemas neurológicos, desencadeando bipolaridade, alto estresse, pânico e depressão, devido ao tamanho desequilíbrio que provoca.

4. Aumenta a oxidação das células

Sem células sadias, os órgãos não se renovam e o corpo inteiro sofre as consequências. Uma das piores é o desenvolvimento de câncer.

Por quais alimentos substituir açúcares e adoçantes?

Antes de simplesmente começar a substituir açúcares e adoçantes na sua alimentação, é muito importante que consulte um médico para avaliar seu estado físico e preparar uma dieta de acordo com as necessidades do seu organismo.

Feito isso, você saberá que muitos alimentos podem ser consumidos sem medo, dentro da quantidade equilibrada indicada pelo profissional, pois têm sabor doce ou adocicado e são naturais.

Entre estes alimentos, estão:

  • Mel puro;
  • Chás de ervas adocicadas;
  • Água com limão e pepino;
  • Água de coco;
  • Frutas.

No começo poderá ser difícil, mas quando você está determinado a fazer o que é melhor para sua saúde, acaba descobrindo muitas outras substituições para os alimentos que gostava tanto, mas que na verdade só lhe faziam mal.

Quando percebe os benefícios que está fazendo ao seus organismo através de uma reeducação alimentar, acaba tomando gosto e chega a pensar como é que conseguia comer tanto açúcar antes!

Faça o que é melhor para sua saúde e compartilhe este artigo para incentivar outras pessoas!

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico.

Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.



Comentar

3 × one =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.